quarta-feira, 29 de julho de 2009

Campinas sedia Conferência de Segurança Pública & Juventude LGBT

Adolescentes e jovens definiram como o Estado deve combater a homofobia

Sob o tema "Segurança para Ser o que Somos", 48 delegados de todo o estado de
SP se reuniram no domingo (26), em Campinas, para discutir homofobia, juventude e
segurança pública. Os participantes da Conferência Livre de Segurança Pública &
Juventude LGBT, selecionados dentre grupos de jovens LGBT de Araras, Campinas, Guarujá, Guarulhos, Paulínia, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, São Vicente e Sorocaba, debateram e definiram, juntamente com membros do Executivo e do Legislativo campineiro, princípios e diretrizes para melhorar o combate à homofobia no país.

A conferência foi organizada pelo Grupo E-jovem, com apoio da 1a. Conseg - Conferência Nacional de Segurança Pública, do Fórum Paulista de Juventude LGBT, do Canal Futura, do Sindicato dos Frentistas e do Vereador Sérgio Benassi (PCdoB). Confira abaixo como foi.

Talk Drag Show
Logo cedo, foram todos recepcionados pela drag queen Lohren Beauty, alter-ego de Chesller Moreira, presidente do E-jovem, que entrevistou os convidados numa espécie de talk show, abrindo para perguntas dos participantes. "Muito melhor um bate papo desconstraído do que aquela chatice de mesa de abertura e blablablás intermináveis," disse a drag-ativista.

Paulo Reis, coordenador do Centro de Referência LGBT da Prefeitura de Campinas, declarou que os jovens precisam saber que se não denunciam a homofobia, é como se ela não existisse. “Políticas públicas se fazem com dados e os dados da violência sofrida pela comunidade LGBT é a própria população LGBT que fornece."

Já o vereador Thiago Ferrari (PMDB), fez questão de comentar que quando apoiou
a juventude durante a Parada LGBT de Campinas, ele mesmo foi vítima de
discriminação. "Mesmo sendo heterossexual, ouvi piadinhas. Mas sou contra qualquer
forma de discriminação e continuarei apoiando."

O vereador Sérgio Benassi (PCdoB), além de apoiar o evento, também fez questão
de comparecer e dar o seu recado. "Há 20 anos atrás, um encontro como esse seria impensável. Esse é o caminho, se quisermos mudar esse Sistema que se alimenta da discriminação. A luta dos que são contra os direitos dos homossexuais é uma luta perdida."

A abertura do evento contou ainda com o lançamento do filme "SEGURANÇA para
SER o que SOMOS", curta-metragem produzido pelos adolescentes do projeto Galera E-jovem, e com um pocket-show da drag teen Linxel Lopes.

Os trabalhos
Os delegados então se dividiram em grupos para pôr a mão na massa. Ao longo de todo o dia, discutiram a homofobia sofrida pelos jovens nas escolas, nas ruas e até dentro de casa, quais as responsabilidades do Governo e quais as da Sociedade e como isso muda com relação às classes sociais. Identificaram os problemas e propuseram soluções.

Toda essa discussão teve ainda o apoio de Silvia Frei de Sá, da equipe de mobilização do Canal Futura, que exibiu o vídeo “Abordagem Policial”, produzido pelo canal, acompanhou de perto todos os grupos e gostou muito do que viu. "Principalmente o filme que os meninos fizeram, é exatamente o tipo de material que o Canal Futura procura. Seria exibido tranquilamente"

“A Conferência foi um grande ganho para a Juventude LGBT pois todas as propostas foram feitas pelos próprios adolescentes, baseados em suas realidades,” afirmou Lohren Beauty. “Se isso os incentivou a pensar em mudar algo em suas vidas, já valeu a pena.”


(ctrl c ctrl v FOREVER hahahaha)

logo menos a carta de Campinas, com todas as diretrizes (Y)

Copiada e colada, óvibio, há!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A TOCA;

Criação do Layout por
Fabricio Leal
leal_fabricio18@hotmail.com